(Vídeo) Dúvidas Sobre Cistos Mamários

Clique no Play logo abaixo para assistir o vídeo.

Neste vídeo explico uma das principais dúvidas que aparece em meu consultório, que é sobre Cisto Mamário.

Muitas vezes fazemos o exame físico e não encontramos nada, aí pede-se por exemplo um exame de rotina (o ginecologista pede) e percebe que o paciente tem cistos nas mamas. Muitas pacientes vem para o consultório do Mastologista (as vezes até encaminhado pelos ginecologistas) bastante apreensivas em relação ao que seriam esses cistos e se eles tem algum perigo.

A resposta é não, cistos simples são obstruções de ductos das mamas, que formam pequenos “saquinhos” com conteúdo líquido, então eles não têm nenhuma chance de se transformar em câncer, nem aumentam o risco da pessoa ter câncer. O que fazemos na maioria das vezes, é manter o cisto, fazemos um acompanhamento e somente se os cistos ficarem muito grande, é que podemos puncionar (operação cirúrgica que consiste em picar uma cavidade cheia de líquido) e retirar o líquido para que eles não “doam”. Fora isso não tem nenhum outro tratamento específico para cisto mamário. Então o que fazemos é pedir uma ultra sonografia, depois mais outra e muitas vezes estes cistos não existem mais.

Uma pergunta fundamental que gostaria de responder é que, não existe nenhuma medicação para poder dissolver estes cistos. Muitas pessoas falam que vitamina E, dissolve cisto, ou ácido gama linoleico que vendem como gamax ou gamaline dissolve também esse cisto. Mas se você for olhar a bula desse medicamento, eles dizem que melhoram a dor e não fazem “desaparecer” esses cistos.

Dra. Paula Pestana
Médica Mastologista

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter

Deixe um comentário