O que são os linfonodos escritos no resultado do meu exame?

O que é linfonodo?

O linfonodo é uma estrutura do sistema linfático cuja função é manter o equilíbrio dos fluidos com a produção da linfa e o sistema imunológico, mantendo o corpo saudável.

Pequenas alterações como um corte profundo ou uma infecção podem provocar um aumento desses linfonodos, pois eles são pequenos centros de células de defesa que combatem partículas intrusas.
Os linfonodos aumentados também podem ser um sinal de câncer, principalmente quando a infecção já está resolvida e os linfonodos não diminuem de tamanho, necessitando de uma investigação. A causa mais comum de um linfonodo aumentado na axila é a foliculite após a depilação da axila ou o uso de desodorante roll on.

No caso do câncer de mama, a drenagem linfática da mama, em 97% dos casos, vai para as axilas, o que pode provocar o aumento dos linfonodos pois eles estão combatendo partículas estranhas que seriam do câncer. Eles possuem uma característica própria na mamografia e nos outros exames de imagem.
Não se assuste com a palavra linfonodo no seu exame. Eles estão presentes sempre e apenas não podem estar com características suspeitas de câncer.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no twitter
Twitter

Deixe um comentário

× Agendar Consulta